5 de fevereiro de 2012

Escova ideal

Há diversos tipos de escovas de cabelo, com diversos materiais. O acessório tem múltiplas finalidades e o resultado vai depender da utilização do modelo certo para o estilo e necessidade do fio. Qual será o tipo certo para seu caso? 


- Cabelos enrolados e ondulados devem ser escovados sempre úmidos, após o banho, com uma escova de cerdas largas, para soltar as ondas, ajudar a domar os fios rebeldes e também distribuir a oleosidade natural da raiz às pontas.

- Os muito crespos, afros e com cachos bem fechados, precisam ser desembaraçados no banho com um pente de dentes largos, nunca com escova, porque eles são muito finos e mais vulneráveis.
- E os lisos, basta que sejam desembaraçados rapidamente todos os dias, com uma escova raquete ou denman.


Veja a finalidade de cada uma das versões mais utilizadas no dia a dia.






















O1. Escova 1049, Linha Uso Diário, Fidalga - Com cerdas de náilon e cabo plástico emborrachado, é ideal para pentear todos os tipos de cabelos.

O2. Redonda, retangular ou fina com cerdas mistas (natural e náilon) – As cerdas naturais geralmente são feitas com pêlo de javali ou crina de cavalo, e as sintéticas, de náilon. Essa escova é perfeita para alisar cabelos ondulados e crespos finos, pois desliza facilmente e ainda garante boa durabilidade à escova. Outra vantagem: por ter cerdas mistas não embaraça e nem puxa muito o cabelo no momento de esticar os fios para alisá-los.

O3. Retangular ou oval com cerdas separadas – esses tipos desembaraçam sem agredir os fios

O4. Escova de Bambu Quadrada, Orgânica - Indicada para todos os tipos de cabelo, foi desenhada para massagear o couro cabeludo, enquanto modela e desembaraça os fios. Possui ação anti-estática, que evita o efeito frizz. O bambu possui propriedade bactericida natural.

O5.Quadrada, retangular, oval ou estreita e fina com cerdas bem juntinhas – É ideal para finalizar penteados, principalmente nos cabelos presos, domando os fios rebeldes e mechas que insistem em “sair da linha”.

O6. Carmim 9630, Condor - Indicada para fios com megahair, pois penteia e modela sem agredir. Tem cerdas mistas bitufo, distribuídas em duas alturas. As cerdas menores, naturais de javali, proporcionam brilho; as maiores, sintéticas, ajudam a desembaraçar.

O7. Escova térmica – Normalmente é circular, com um tubo que pode ser de cerâmica, metal ou teflonado (materiais que retêm calor). É a mais usada hoje quando se utiliza secador, porque ajuda a manter o calor, reduzindo o tempo de secagem, e dispensa o excesso de ar quente sobre a mecha, o que permite que o movimento de girar a escova para alisar seja menos traumático para o fio, já que o calor que ela retém no tubo evita o excesso de queimaduras no fio.

O8. Escova 1043, Linha Uso Diário, Fidalga - Para todos os tipos de cabelos. Possui cabo plástico anatômico e cerdas de náilon.

O9. Limpa escovas, Fidalga - Esta escovinha, com cabo de plástico e cerdas de náilon, pode auxiliar bastante a limpeza das escovas, pois retira as impurezas mais resistentes que ficam acumuladas entre as cerdas. Pode ser usada seca ou com água e sabão.

1O. Escova de Bambu Retangular, Orgânica - Indicada para todos os tipos de cabelo, foi desenhada para massagear o couro cabeludo, enquanto modela e desembaraça o cabelo. Possui ação anti-estática, que evita o efeito frizz. O bambu possui propriedade bactericida natural.

11. Denman – O nome vem da famosa marca inglesa de escovas e acessórios, a Denman. O modelo clássico da marca acabou batizando o tipo no mundo inteiro: normalmente retangular, as cerdas são pinos de náilon “fundidos” (não têm aquele buraquinho da base da cerda, onde o cabelo enrosca), fixados em uma almofada de borracha, que permite total aderência dos fios à escova e um eficaz efeito anti-estática (que não deixa fios arrepiados). Esta escova dá um resultado muito bom de alisamento, por isso é perfeita para cabelos lisos e finos. E mais: permite certa pressão, sem agredir os fios e o couro cabeludo.

12. Escova Belliz Mega Hair - As cerdas de náilon, com o exclusivo formato, são indicadas para quem usa megahair, pois não enroscam nas emendas das extensões capilares. Assim, o alongamento dura mais e com um aspecto bem natural.

13. Escova 2508, Linha Clássica, Fidalga - Por ser grossa e cheia, com cerdas juntas e mistas, é ideal para alisar cabelos longos.

14. Redonda, com tubo 360º de cerdas “mais separadas” – Funciona bem para cabelos de média densidade, longos ou médios. Pode ser usada para alisar, fazer uma escova cacheada ou ondas mais suaves e dar brilho. Não é aconselhável para desembaraçar. 

15. Escova 2245, Linha Profissional, Fidalga - Modela e alisa todos os tipos de cabelo. O tubo vazado teflonado permite que o cabelo seque 30% mais rápido e deslize com mais facilidade.

16.  Escova Belliz Color Fun - Com pinos de nylon, pontas arredondas e base almofadada traz maciez para pentear e não machuca o couro cabeludo. Tem um espelho na parte de trás da escova, ideal para retocar a maquiagem e conferir como está o penteado. O cabo é "porta trecos", onde cabem pequenos objetos como grampos, presilhas e elásticos.

17. Raquete – Normalmente é grande e feita com cerdas separadas, ideal para desembaraçar os cabelos secos. Mas serve também para escovar os fios na hora do banho com o condicionador ou logo após o enxágue. É ideal para cabelos lisos e levemente ondulados, e para secar cabelos curtos e lisos fazendo movimentos de um lado para o outro, para deixar bem natural.

18. Redonda, com tubo 360º de cerdas “juntinhas” – É perfeita para alisar cabelos muito cacheados ou crespos; por ter as cerdas bem juntas, dá para colocar mais pressão na raiz e conseguir um acabamento melhor. Mas também serve para fazer cachos ou produzir volume na raiz dos cabelos curtos.

Dica: As escovas com cerdas bem separadas agridem menos e, além de desembaraçar sem quebrar os fios, neutralizam a eletricidade estática, o que na prática significa fios menos arrepiados e elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário